Práticas de Sala de Aula no Modelo Finlandês
Pós-graduação 100% on-line e em português.
São 360 horas de curso com certificação 
emitida pela Universidade de Helsinki.

Práticas de Sala de Aula no Modelo Finlandês
Pós-graduação 100% on-line 
e em português.

São 360 horas de curso com certificação emitida pela Universidade de Helsinki.

Leve a excelência do ensino finlandês 
para a sua sala de aula

Este curso foi desenvolvido para ajudar o professor a ter um melhor engajamento dos alunos em sala de aula. Auxilia o docente a desenvolver ferramentas para ajudar o estudante durante sua jornada, melhorando o aprendizado. Traz uma metodologia diferente, que guia o aluno na descoberta e na implementação de novos métodos pedagógicos.

Ao longo de todo o curso, você vai conhecer estratégias eficazes de ensino e aprendizagem e terá amplas oportunidades de refletir sobre elas e colocá-las em prática com os seus alunos. Ao final do curso, você terá conhecimento de 48 estratégias didáticas e terá segurança sobre a sua aplicação em qualquer contexto.

Como gestor, você vai adquirir conhecimentos relevantes sobre as melhores práticas de ensino e aprendizagem internacionais e poderá defendê-las e colocá-las em ação em sua instituição com muita propriedade.

Leve a excelência do ensino finlandês 
para a sua sala de aula

Este curso foi desenvolvido para ajudar o professor a ter um melhor engajamento dos alunos em sala de aula. Auxilia o docente a desenvolver ferramentas para ajudar o estudante durante sua jornada, melhorando o aprendizado. Traz uma metodologia diferente, que guia o aluno na descoberta e na implementação de novos métodos pedagógicos.

Ao longo de todo o curso, você vai conhecer estratégias eficazes de ensino e aprendizagem e terá amplas oportunidades de refletir sobre elas e colocá-las em prática com os seus alunos. Ao final do curso, você terá conhecimento de 48 estratégias didáticas e terá segurança sobre a sua aplicação em qualquer contexto.

Como gestor, você vai adquirir conhecimentos relevantes sobre as melhores práticas de ensino e aprendizagem internacionais e poderá defendê-las e colocá-las em ação em sua instituição com muita propriedade.

Diferenciais Metodológicos

Cada módulo elaborado pela Universidade de Helsinki conta com apresentação clara dos objetivos de aprendizagem, uma sequência de vídeos breves de contextualização e descrição de processos de ensino e aprendizagem, uma proposta prática que pode ser aplicada imediatamente em sala de aula e uma proposta de reflexão.

As disciplinas de aplicação ao contexto brasileiro são apresentadas em forma de trilha de aprendizagem, com videoaulas breves, curadoria de situações em que as propostas apresentadas pela universidade de Helsinki podem ser aplicadas no Brasil (em escolas públicas e privadas) e propostas de debates entre os alunos e professores.

Espera-se uma dedicação de aproximadamente 10 horas por semana. Os participantes contam com uma live mensal com professores experientes em metodologias de ensino e aprendizagem finlandesas para compartilhar experiências e tirar as dúvidas, tudo em português.

Desenvolvimento da autonomia, Metodologias ativas, Metacognição
Aprendizado por projetos, Solução de problemas
Processamento e Transferência de Informação, Aprendizagem investigativa

Promoção de Interatividade, Engajamento e Colaboração

Diferenciais Metodológicos

Cada módulo elaborado pela Universidade de Helsinki conta com apresentação clara dos objetivos de aprendizagem, uma sequência de vídeos breves de contextualização e descrição de processos de ensino e aprendizagem, uma proposta prática que pode ser aplicada imediatamente em sala de aula e uma proposta de reflexão.

As disciplinas de aplicação ao contexto brasileiro são apresentadas em forma de trilha de aprendizagem, com videoaulas breves, curadoria de situações em que as propostas apresentadas pela universidade de Helsinki podem ser aplicadas no Brasil (em escolas públicas e privadas) e propostas de debates entre os alunos e professores.

Espera-se uma dedicação de aproximadamente 10 horas por semana. Os participantes contam com uma live mensal com professores experientes em metodologias de ensino e aprendizagem finlandesas para compartilhar experiências e tirar as dúvidas, tudo em português.

Desenvolvimento da autonomia, Metodologias ativas, Metacognição
Aprendizado por projetos, Solução de problemas
Processamento e Transferência de Informação, Aprendizagem investigativa

Promoção de Interatividade, Engajamento e Colaboração

Para quem se destina 
este curso?

Professores e gestores da Educação Básica interessados em aprimorar suas estratégias didáticas, com foco na autonomia e aprendizagem efetiva por parte do aluno.

Para quem se destina 
este curso?

Professores e gestores da Educação Básica interessados em aprimorar suas estratégias didáticas, com foco na autonomia e aprendizagem efetiva por parte do aluno.

Objetivos Educacionais

Desenvolver estratégias didáticas que promovem a autonomia do aluno e a aprendizagem efetiva, inspirado no modelo Finlandês. 

Curso 100% on-line e em português.
O curso tem carga horária total de 360 horas, distribuídas em:
12 disciplinas + TCC (opcional)

 01.

   Como preparar os alunos para a aprendizagem e desenvolver a sua autonomia. 

   30 horas

 02.

   Como preparar aulas engajadoras para aprendizagem individual ou em grupo.

   30 horas

 Contexto 1.

   Como promover o engajamento em diferentes contextos de aprendizagem: fatores que motivam a aprendizagem e aspectos desmotivadores aos quais precisamos estar atentos.

   30 horas

 03.

   Como desenvolver aprendizagem por projetos e solução de problemas.

   30 horas

 04.

   Como dar feedback e promover interação.

   30 horas

 Contexto 2.

   Diferenças culturais em conversação e suas implicações para a sala de aula e Como desenvolver novas visões culturais sobre o papel do professor em contexto brasileiro.

   30 horas

 05.

    Entenda como os alunos processam informação e aprendem

   30 horas

 06.

   Como promover a transferência da informação e desenvolver habilidades metacognitivas.

   30 horas

 Contexto 3.

   Análise das dificuldades de aprendizagem observadas nos exames oficiais do Brasil e como promover essa aprendizagem para obter melhores resultados

   30 horas

 07.

   Como desenvolver a aprendizagem investigativa?

   30 horas

 08.

   Como incluir a tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem.

   30 horas

 Contexto 4.

   Tecnologias educacionais disponíveis no contexto brasileiro e suas funcionalidades.

   30 horas

Objetivos Educacionais

Desenvolver estratégias didáticas que promovem a autonomia do aluno e a aprendizagem efetiva, inspirado no modelo Finlandês. 

Curso 100% on-line e em português.
O curso tem carga horária total de 360 horas, distribuídas em:
12 disciplinas + TCC (opcional)

Sobre a parceria da InterEDTech com a Universidade de Helsinki 

A University of Helsinki (Universidade de Helsinque) é uma das principais universidades da Europa, especializada na área de pesquisa. É membro fundador da Liga das Universidades Europeias de Pesquisa, que inclui universidades como Oxford e Cambridge. A Universidade é reconhecida internacionalmente por seu ensino, pesquisa e inovação de alta qualidade. As classificações internacionais consistentemente colocam a University of Helsinki entre as 20 melhores universidades da Europa.

Pela primeira vez os professores brasileiros terão à disposição um curso de pós-graduação à distância com base nas estratégias pedagógicas que tornaram a Finlândia um dos países com os melhores resultados em educação em todo o mundo.
O programa Pedagogical Star Lessons, chega ao Brasil pela parceria exclusiva entre a Universidade de Helsinki e a InterEDTech.

Sobre a parceria da InterEDTech com a Universidade de Helsinki 

A University of Helsinki (Universidade de Helsinque) é uma das principais universidades da Europa, especializada na área de pesquisa. É membro fundador da Liga das Universidades Europeias de Pesquisa, que inclui universidades como Oxford e Cambridge. A Universidade é reconhecida internacionalmente por seu ensino, pesquisa e inovação de alta qualidade. As classificações internacionais consistentemente colocam a University of Helsinki entre as 20 melhores universidades da Europa.

Pela primeira vez os professores brasileiros terão à disposição um curso de pós-graduação à distância com base nas estratégias pedagógicas que tornaram a Finlândia um dos países com os melhores resultados em educação em todo o mundo.

O programa Pedagogical Star Lessons, chega ao Brasil pela parceria exclusiva entre a Universidade de Helsinki e a InterEDTech.

Sobre as Faculdades
da Indústria

As Faculdades da Indústria do Sistema Fiep nasceram com a missão de formar profissionais capacitados a impulsionar o desenvolvimento e gerar soluções inovadoras para o setor industrial. Com uma visão voltada para o futuro da indústria, os cursos são criados de forma a integrar teoria e prática, sempre colocando a inovação no centro de todas as suas atividades acadêmicas.

As Faculdades da Indústria contam com a força de duas instituições reconhecidas por sua atuação na educação profissional: o Senai e o IEL. Elas fazem parte de um estratégia integrada de educação do Sistema Fiep e têm o objetivo de preparar novos talentos para o mercado de trabalho.

Sobre os professores:

Hanne Koli

Professora da Universidade de Helsinki HY+

Consultora para Elisa, UPM, Keva, Fonecta, Patria e HY+. 

Foi professora, formadora de professores, consultora e produtora de conteúdos online para a HAMK University of Applied Sciences, UNIVERSITIES OF APPLIED SCIENCES e Laureate University of Applied Sciences. 

Participou da elaboração do currículo finlandês junto ao Ministério da Educação. 

Atua como palestrante e tem ampla experiência na produção científica e elaboração de cursos para professores em âmbito internacional.

+ Professores Brasileiros formados na Finlândia:

Maristela Gabardo

Maristella Gabardo é professora do Instituto Federal do Paraná onde desenvolve trabalhos por projetos com alunos do ensino médio integrado e aos alunos de cursos técnicos e graduação.

Formada em Letras pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Letras pela mesma instituição e doutoranda em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Em 2014 participou da primeira edição do programa Professores para o Futuro passando 6 meses estudando e observando como se dá a educação na Finlândia. 

Em 2017 retornou a Finlândia, agora como parte do programa FiTT (Finnish Train the Trainers), para o desenvolvimento de políticas públicas de formação para professores no contexto brasileiro e de novas possibilidades para a educação no Brasil. 

Nadia dos Passos Serique

Nádia dos Passos Serique, graduada em Ciências Sociais, especialista em Metodologias Ativas com intercâmbio na Finlândia, Mestre em Currículo e Gestão da Escola Básica (UFPA) e Bolsista do Programa de Desenvolvimento Profissional Professores da Educação Básica no Canadá.

Autora do Referencial Curricular da Eco Creche Tio João Marques (Macapá-AP) e pesquisadora da área da Antropologia com foco em comunidades quilombolas da Amazônia.

Maxwill Braga

Mestre em Educação e Globalização pela Universidade de Oulu na Finlândia. Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB). Facilitador de experiências de aprendizagem, de grupos e eventos. Ampla expertise em criação de ambientes reais e remotos de aprendizagem. Tem experiência com diagnóstico organizacional, planejamento estratégico, implementação, monitoramento e avaliação de programas educacionais, direção escolar, gestão de projetos e de times.

Sua trajetória profissional se destaca no terceiro setor, mas também tem passagens pelo setor público, privado e organizações internacionais. Talento da Educação da Fundação Lemann. Formação em facilitação: diversos cursos com destaque para Art of Hosting, Teoria U e traineeship na Organizational Performance Group nos EUA.

Fundador da Kaordico Facilitação e Treinamento Profissional e da metodologia Aprendizagem Diagonal (AprenDi), atua como consultor sênior em facilitação e educação, apoiando o desenvolvimento de organizações. Atualmente, também é presidente do Comitê de Educação da FinnCham, a câmara de comércio Brasil-Finlândia.

Bruno Garcês

Bruno Garcês é pai do Luca e da Luna, Químico Industrial por formação e Educador por paixão.
Foi um dos selecionados no Brasil para participar do Programa VET - Teachers for the Future na Finlândia em 2015 e novamente convidado, pela equipe de profissionais Finlandeses a participar do programa Finish Train the Trainers em 2017 no mesmo país.

Foi um dos criadores e formadores do programa BraFF - Brasileiros Formando Formadores no Brasil em 2019 e 2020, buscando formar multiplicadores para as boas práticas em Educação adotadas pela Finlândia. É idealizador do Educa Hoje, uma iniciativa que oferta cursos de formação gratuitos voltados para Metodologias Ativas, Tecnologias Digitais e Desenvolvimento de Currículos Baseados em Competência.

Fez Doutorado em Ciências, estudando a motivação dos estudantes para aprender e os efeitos de metodologias ativas nesta motivação. Tem atuado como professor, gestor, produtor de conteúdo e consultor nas áreas de Educação e Tecnologias.

Luciana Pölönen

Luciana Pölönen é Mestre em Literatura e Educação pela Universidade de Helsinki. Passou os seus 20 anos na Finlândia onde lecionou literatura e língua inglesa em escolas finlandesas. 

Hoje, reside em São Paulo onde atua como Head de Design de Serviços com foco em desenvolvimento educacional.

Depoimentos de Estudantes

“Foi fácil acompanhar as aulas do curso porque as instruções são muito claras! Eu trabalho como educadora há muito tempo e gostaria de ter tido acesso a essas ideias antes para que, desde bem cedo na minha carreira, pudesse tê-las usado no planejamento das minhas aulas.”

Srta. Birgitta Romppanen, Educadora, Sipoo, Finlândia

“O curso Star Lessons é um ótimo jeito de aprender novas práticas pedagógicas. O curso foi planejado com o conceito de microlearning, o que inclui vídeos curtos animados, podcasts e trabalhos individuais.
Todas as apostilas podem ser baixadas. O conteúdo é claro, fazendo uso de símbolos e ilustrações. Questões bem implementadas e trabalhos guiam o usuário na descoberta de novos métodos pedagógicos e na implementação deles. As lições são divididas em seções menores, fazendo com que seja fácil planejar o próprio ritmo de estudos.
O conteúdo oferece várias ideias sobre novos métodos pedagógicos e também ajuda na implementação desses métodos nas situações de aula.”

‒ Srta. Leena Vainio, Educadora/Designer Instrucional, Helsinque, Finlândia

Estudar no curso Star Lessons foi de extrema ajuda para o meu trabalho como professora. Eu particularmente gosto da clareza de cada módulo: é sempre muito fácil voltar à página inicial, e seguir a trilha de cada aula é algo feito sem qualquer esforço. Também é possível ficar a par do seu progresso o tempo inteiro e isso é algo que, com certeza, servirá de grande motivação ao estudante do curso.
Como professora, eu acho absolutamente necessário fazer uma pausa de vez em quando, para observar e avaliar os próprios métodos e técnicas de ensino. Às vezes, parece que estamos perdidos no meio de um oceano, sem nenhuma terra à vista. Mas dividir as tarefas em unidades possíveis de serem estudadas individualmente sempre ajuda nessas situações. As lições me ajudaram a mudar minha visão em relação aos alunos e a compartilhar os objetivos com eles.
Meu desejo é que todo educador/estudante pudesse se beneficiar das lições pedagógicas do curso Star Lessons, principalmente os que se encontram no início da carreira ou os que estão encarregados de iniciar um novo curso. As lições também podem ser de ajuda no retorno das férias de verão: a maioria de nós, professores, conhece o sentimento de se sentir um pouco perdido, quaisquer que sejam os anos de bagagem que tenhamos...”

Srta. Kaarina Ojasti, Professora de Biologia do Ensino Médio, Tampere, Finlândia

Próxima turma

  • Início das aulas: 03/03/2022

Investimento

De R$ 5.000 por 18 parcelas de

R$ 335,00

À vista R$ 4.500,00

Quer oferecer este curso em sua cidade?

Saiba como clicando no botão abaixo!

Perguntas Frequentes

CUSTOM JAVASCRIPT / HTML
IMPORTANTE:

1. O certificado de conclusão do curso será entregue após realização do curso, entrega das atividades e quitação financeira do curso.

2. Caso a turma não alcance o número mínimo de alunos para a oferta, a data prevista para início das aulas sofrerá alteração. O aluno será informado pelos meios de comunicação oficiais (e-mail, WhatsApp, SMS).


Investimento

EM BREVE

Perguntas frequentes
CUSTOM JAVASCRIPT / HTML
Precisa de ajuda?
 Informações: 41 98777–1628
Desenvolvimento em parceria com:
Precisa de ajuda?
 Informações: 41 98777–1628
Desenvolvimento em parceria com: